A espetacular beleza da Grande Barreira de Corais na Austrália


Considerada um paraíso, a Grande Barreira de Corais na Austrália é um dos melhores lugares do mundo para se visitar.
 Beleza incomparável e Patrimônio Mundial da Humanidade
Beleza incomparável e Patrimônio Mundial da Humanidade
Entre os lugares no mundo que são privilegiados pela paisagem e beleza, a Grande Barreira de Corais está entre as mais belas do planeta. Está localizada na Austrália e é um desses lugares especiais que não dá para descrever. A imensa faixa de corais serve como um “ponto de encontro” para vários e belos tipos de peixes. É um verdadeiro paraíso sobre a terra.

O visual é maravilhoso e está entre as paisagens mais lindas do mundo. Essa barreira fica entre as praias do Nordeste do país e Papua-Nova Guiné. Sua largura está entre 20 a 40 km e seu comprimento é de 2.300 km. Conta com aproximadamente 600 ilhas continentais, 2,9 mil recifes, 300 atóis de coral e os peixes são um espetáculo de cor.

 A biodiversidade da Grande Barreira de Corais
Resultado de imagem para barreira de corais australia
A biodiversidade da Grande Barreira de Corais

Trata se da maior estrutura composta por organismos vivos do mundo. Os recifes são compostos por milhares de microscópicos organismos vivos, conhecidos como pólipos de coral. É de grande importância para o planeta, já foi eleita uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e, em 1981, entrou para a lista dos Patrimônios Mundiais da humanidade.
A biodiversidade presente nesse belo lugar, que serve de abrigo natural para a vida marinha, é um dos principais atrativos de turismo. O próprio nome já nos revela que se trata de um espaço em que encontraremos uma grande variedade de corais. A maior parte da variedade de corais da região está no Recife Flynn, próximo a Cairns.
Esse lugar tem como uma de suas principais funções naturais ser um espaço para a grande biodiversidade e isso inclui algumas espécies que estão vulneráveis ou mesmo que sofrem a ameaça de extinção.
Boa parte dessas espécies é considerada endêmica desse tipo de ecossistema.
Nesse verdadeiro paraíso natural, as ervas marinhas presentes são em quantidade enorme. Entre os gêneros mais comuns de algas marinhas estão a halophila e a halodule. São mais de 15 espécies de ervas marinhas.
Também é possível visualizar seis espécies de tartarugas marinhas, como a tartaruga-de-pente, a tartaruga-de-couro, a natator depressus e a tartaruga-oliva, entre outras, que se dirigem ao recife para se reproduzir.

A diversidade da biodiversidade

Resultado de imagem para barreira de corais australia

A diversidade da biodiversidade

Existe nessa grande barreira, segundo um registro, cerca de 30 espécies diferentes de baleias, botos e golfinhos. Entre essas várias espécies estão a baleia minke-anã, baleia jubarte e o golfinho jubarte.
Essa barreira de corais imensa forma também uma grande quantidade de ilhas, sendo que boa parte delas abriga lindos resorts, que, às vezes, ficam completamente desertos, formando um tipo de contraste. Se tiver a devida autorização do Departamento de Conservação, você pode até acampar em uma dessas ilhas.
O estado australiano de Queensland, onde está localizada a barreira, a nomeou como um dos símbolos maiores desse estado. Grande parte desse recife é protegido pelo Parque Nacional da Grande Barreira de Coral.
A Grande Barreira de Corais é um desses lugares especiais do planeta e a natureza o privilegiou com uma espetacular beleza e com paisagens exuberantes.

#Renan

Thank you for your comment, Obrigado por comentar.