EU TÔ FALANDO DE AMIZADE


Desconfie das pessoas que não têm amigos.

A amizade é um dos sentimentos mais nobres que existem no mundo e por isso ela é digna de pessoas tão nobres quanto.

Ousaria dizer que é até mais nobre que o amor, sabe por quê?

A amizade não tem cobranças.

E diferente do amor, ela não é marcada por datas.

Não tem essa do primeiro dia da amizade, a data da primeira declaração entre os amigos. A amizade é marcada por sentimentos que parecem que sempre foram nossos.

A amizade é atemporal.

download (2)

“Os meus melhores amigos parecem que estão comigo a vida inteira”, disse o grande Carpinejar.

A amizade é sempre leve, é cúmplice.

Amigo é aquele que quando acontece algo conosco, seja alegre ou triste, a gente pensa logo em compartilhar.

Amigo é aquele que mesmo passando longo período sem falar, quando a gente liga e ele escuta a nossa voz, a alegria é sempre a mesma.

Não tem cobranças do tipo: “Só me liga quando está triste”.

Amigo é a certeza do abrigo, do abraço, do ombro, da escuta e da ajuda, sem julgamentos.

Amigo é aquele que não apoia nossos erros, mas respeita nossas escolhas.

images

Amigo é aquele que às vezes, confia mais na gente do que nele próprio. Lembro agora de uma amiga que me pediu para escrever uma carta para o namorado. Na ocasião, ela queria terminar o namoro, mas não sabia como. E lembro que quando entreguei a carta, ela sem ler me disse: “Está ótimo.” E eu disse: “Mas, você nem leu.” E ela me falou assim: “Eu tenho certeza. E confio em você, mais até do que em mim.”

Amigo é aquele que vibra com as nossas conquistas e com a mesma intensidade que tem na alegria, se compadece com as nossas dores.

“Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui.” (Clarice Lispector)

Amigo é aquele que não permite que falem mal de nós. Ele pode falar, ele tem direito, mas os outros não. É igual a família. A gente pode falar mal de um irmão, dos seus defeitos, mas se alguém “de fora” (ou até muito próximo mesmo) falar, a gente logo toma as dores e assunto encerrado. Por isso que amigo é a família que a gente escolhe ter.

Quando somos adolescentes, pensamos que temos uma legião de amigos, o tempo passa e eles se tornam cada vez mais escassos. Os interesses mudam, os ciclos de contato também, cada um vai tomando um rumo e a vida distancia, mas ela sabiamente mantém quem é pra ficar.

images (1)

E como reconhecer um grande amigo? Reconheço os meus pelo sentimento que eles deixam ao partir, é sempre de alegria, de sintonia, de bem estar e de certeza. Isso. Amizade é a certeza de ser sempre aceito como amigo apesar das escolhas, apesar dos defeitos, apesar dos erros.

Os verdadeiros amigos sempre terão livre acesso à nossa casa, à nossa vida, aos nossos erros, às nossas conquistas e ao nosso infinito particular.

“É tão forte quanto o vento quando sopra tronco forte que não quebra, não entorta
Podes crer, podes crer,
Eu tô falando de amizade…”

Roberta Lunatic

Thank you for your comment, Obrigado por comentar.

