EU TÔ FALANDO DE AMIZADE


Desconfie das pessoas que não têm amigos.

A amizade é um dos sentimentos mais nobres que existem no mundo e por isso ela é digna de pessoas tão nobres quanto.

Ousaria dizer que é até mais nobre que o amor, sabe por quê?

A amizade não tem cobranças.

E diferente do amor, ela não é marcada por datas.

Não tem essa do primeiro dia da amizade, a data da primeira declaração entre os amigos. A amizade é marcada por sentimentos que parecem que sempre foram nossos.

A amizade é atemporal.

download (2)

“Os meus melhores amigos parecem que estão comigo a vida inteira”, disse o grande Carpinejar.

A amizade é sempre leve, é cúmplice.

Amigo é aquele que quando acontece algo conosco, seja alegre ou triste, a gente pensa logo em compartilhar.

Amigo é aquele que mesmo passando longo período sem falar, quando a gente liga e ele escuta a nossa voz, a alegria é sempre a mesma.

Não tem cobranças do tipo: “Só me liga quando está triste”.

Amigo é a certeza do abrigo, do abraço, do ombro, da escuta e da ajuda, sem julgamentos.

Amigo é aquele que não apoia nossos erros, mas respeita nossas escolhas.

images

Amigo é aquele que às vezes, confia mais na gente do que nele próprio. Lembro agora de uma amiga que me pediu para escrever uma carta para o namorado. Na ocasião, ela queria terminar o namoro, mas não sabia como. E lembro que quando entreguei a carta, ela sem ler me disse: “Está ótimo.” E eu disse: “Mas, você nem leu.” E ela me falou assim: “Eu tenho certeza. E confio em você, mais até do que em mim.”

Amigo é aquele que vibra com as nossas conquistas e com a mesma intensidade que tem na alegria, se compadece com as nossas dores.

“Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui.” (Clarice Lispector)

Amigo é aquele que não permite que falem mal de nós. Ele pode falar, ele tem direito, mas os outros não. É igual a família. A gente pode falar mal de um irmão, dos seus defeitos, mas se alguém “de fora” (ou até muito próximo mesmo) falar, a gente logo toma as dores e assunto encerrado. Por isso que amigo é a família que a gente escolhe ter.

Quando somos adolescentes, pensamos que temos uma legião de amigos, o tempo passa e eles se tornam cada vez mais escassos. Os interesses mudam, os ciclos de contato também, cada um vai tomando um rumo e a vida distancia, mas ela sabiamente mantém quem é pra ficar.

images (1)

E como reconhecer um grande amigo? Reconheço os meus pelo sentimento que eles deixam ao partir, é sempre de alegria, de sintonia, de bem estar e de certeza. Isso. Amizade é a certeza de ser sempre aceito como amigo apesar das escolhas, apesar dos defeitos, apesar dos erros.

Os verdadeiros amigos sempre terão livre acesso à nossa casa, à nossa vida, aos nossos erros, às nossas conquistas e ao nosso infinito particular.

“É tão forte quanto o vento quando sopra tronco forte que não quebra, não entorta
Podes crer, podes crer,
Eu tô falando de amizade…”

Roberta Lunatic

Anúncios

Thank you for your comment, Obrigado por comentar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s